domingo, 21 de agosto de 2011

Observação e Registo em Educação de Infância




A avaliação no pré-escolar é um assunto da maior importância, cabendo ao educador, enquanto gestor do currículo, seleccionar as técnicas e instrumentos de observação e registo mais adequadas para documentar o trabalho que as crianças fazem e a forma como o fazem. Compete-nos a todos nós, enquanto Educadores de Infância, reflectir a Pedagogia da Infância através da forma como observamos, registamos e avaliamos o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças e planificamos o currículo, de modo a dar coerência e consistência ao processo educativo.


OBSERVAR
Porquê, para quê?

-Para conhecer o meio onde a criança está inserida
-Para conhecer a realidade e a expectativa familiar 
-Para conhecer o processo de desenvolvimento de cada criança e de cada grupo
-Para planificar/planear adequadamente a acção educativa e reformulá-la sempre que necessário


Planificação em Educação de Infância
Para se cumprirem os objectivos previstos na legislação em vigor, é necessário planificar a acção educativa. Esta acção pressupõe um Projecto Curricular de Turma.

Para planificar é preciso:
-Caracterizar
-Definir/formular objectivos
-Definir estratégias
-Avaliar e reformular


1. Caracterizar
-Conhecer o meio, as familias e o grupo de crianças para caracterizar:

-Necessidades
-Valores
-Expectativas
-E os recursos existentes


-Estabelecendo prioridades

2.Definir/formular objectivos a atingir


-Definir objectivos gerais;
-Estabelecer objectivos específicos ( de acordo com o grupo de crianças, atendendo às suas características individuais e manifestações dos seus interesses e necessidades;
-Estabelecer objectivos relativamente às famílias e ao meio;


3.Definir estratégias ( ou meios para a concretizaçaõ dos objectivos definidos)

-Organizar e gerir os recursos existentes: humanos, materiais, espaciais, temporais, comunitários, económico-financeiros, etc...
-Definir linhas de acção, ou seja, inventariar as actividades ou opções concretas que caracterizam os objectivos já anteriormente definidas


4. Avaliar/Reformular
Avaliar o processo educativo e os efeitos implica tomar consciência da acção para reformular e adequar o processo educativo às necessidades das crianças e do grupo e à sua evolução.

2 comentários:

  1. A Educação Pré-Escolar tem características gerais que a distinguem de outros níveis de ensino. Para estes níveis etários não existem conteúdos programáticos, nem currículo, mas sim, a construção de um currículo próprio, de acordo com as Orientações Curriculares, tendo em conta as Áreas de Conteúdo, face à situação específica de cada turma.De acordo com o Dec. Lei nº 241/01 de 30 de Agosto, no seu anexo nº 1, ponto II, está definido o modo como cada educador de infância “concebe e desenvolve o respectivo currículo, através de planificação, organização e avaliação do ambiente educativo”. Assim, ele “organiza o espaço e os materiais, concebendo-os como recursos para o desenvolvimento curricular, de modo a proporcionar às crianças experiências educativas diversificadas; disponibiliza e utiliza materiais estimulantes;”.
    Para terminar, se não existir uma planificação, um projecto, o educador corre o risco, por muito brilhante que sejam as suas improvisações, por muito bom senso e intuição que possua, de não dar conta do que de importante ainda ficou por dizer! Beijinhos.

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  2. Penso o quanto é fundamental que o educador de infancia se saiba situar face às suas opções tendo um melhor conhecimento de si mesmo e dos valores que acredita.
    Paralelamente à sua formação inicial e complementar,acrescida à experiência profissional sendo estes o suporte imprescendível à planificação da acão educativa.

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