Educação - Conceitos e Noções
Educação e Perspectiva sistemática e ecológica
- Educação - Processo interacional, dinâmico e intemporal. Visa o desenvolvimento integral e equilibrado de todas as faculdades ao ser Humano numa perspectiva sistémica e ecológica.
- Perspectiva sistémica e ecológica - Esta perspectiva assenta no pressuposto que o desenvolvimento humano constitui um processo dinâmico de relação com o meio, me que o indivíduo é influenciado, mas também influencia o meio em que vive. Assim, pode-se considerar que o indivíduo em desenvolvimento interage com diferentes sistemas que estão eles próprios em evolução. Esta abordagem oferece elementos para:
-Compreender melhor cada criança, ao conhecer os sistemas em que esta cresce e se desenvolve, de forma a respeitar as suas características individuais e saberes já adquirido, apoiando a sua maneira de se relacionar com os outros e com o meio social e físico.
-Contribuir para a dinâmica do contexto de educação pré-escolar na sua interacção com outros sistema que também influenciam a educação das crianças e a formação dos adultos, de forma a que esse contexto se organize para responder melhor às suas características e necessidades.
-Perspectivar o processo educativo de forma integrada, tendo em conta que a criança constrói o seu desenvolvimento e aprendizagem, de forma articulada, em interacção com os outros e com o meio;
-Permitir a utilização e gestão integrada dos recursos do estabelecimento educativo e de recursos que, existindo no meio social envolvente, podem ser dinamizados.
-Entuar a importância das interacções e relações entre os sistemas que têm uma influência directa ou indirecta na educação das crianças, de modo a tirar proveito das suas potencialidades e ultrapassar as suas limitações, para alargar e diversificar oportunidades educativas das crianças e apoiar o trabalho dos adultos.
Obras relativas à abordagem sistémica e ecológica:
-Compreender melhor cada criança, ao conhecer os sistemas em que esta cresce e se desenvolve, de forma a respeitar as suas características individuais e saberes já adquirido, apoiando a sua maneira de se relacionar com os outros e com o meio social e físico.
-Contribuir para a dinâmica do contexto de educação pré-escolar na sua interacção com outros sistema que também influenciam a educação das crianças e a formação dos adultos, de forma a que esse contexto se organize para responder melhor às suas características e necessidades.
-Perspectivar o processo educativo de forma integrada, tendo em conta que a criança constrói o seu desenvolvimento e aprendizagem, de forma articulada, em interacção com os outros e com o meio;
-Permitir a utilização e gestão integrada dos recursos do estabelecimento educativo e de recursos que, existindo no meio social envolvente, podem ser dinamizados.
-Entuar a importância das interacções e relações entre os sistemas que têm uma influência directa ou indirecta na educação das crianças, de modo a tirar proveito das suas potencialidades e ultrapassar as suas limitações, para alargar e diversificar oportunidades educativas das crianças e apoiar o trabalho dos adultos.
Obras relativas à abordagem sistémica e ecológica:
- Unesco, O educador e abordagem sistémica.
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